quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

EQUITAÇÃO


ClaudioClaudio treina na Hípica, em São Paulo




Atleta com síndrome de down, conquista o 10º posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental
Reportagem: Redaçao Sentidos

SHOPPING SENTIDOS
AUREA EDITORA

Claudio Aleoni Arruda, atleta com síndrome de Down, conquista o 10º posto na Regional Metropolitana de Equitação Fundamental. Apaixonado por cavalos, aprendeu a cavalgar com o pai aos 5 anos de idade. De lá para cá nunca mais parou. Ainda criança ganhou uma égua de presente, a Borboleta, sua "professora", com a qual ele superou metas, medos e desafios. Depois ganhou outra égua, uma manga-larga marchadorHamamélis.
Com essa, Cláudio desenvolveu habilidades inusitadas e inesperadas. Aos 15 anos, ele entrou para a Escola de Equitação da Sociedade Hípica Paulista, iniciando uma nova etapa e disciplina, pois enfrentaria novos desafios. Aprender a montar e a saltar. Foram meses de muito trabalho e garra, para Cláudio adquirir postura, equilíbrio, e domínio, haja vista que cavalgar e tocar gado são etapas muito diferentes de montar e saltar. Com muita dedicação e vontade de vencer, todo seu esforço valeu a pena. Primeiro foram as provas de salto, iniciando pelo plano, depois as de 20 cm , e em seguida as de 40 cm. Nessa última, Cláudio foi campeão do ranking interno, na categoria sênior, em 2004. A partir daí começou uma nova etapa: a saltar os 60 cm. Nessa prova, ele obteve várias colocações e premiações. Hoje, aos 23 anos, ele é campeão no hipismo.Claudio treina três vezes por semana, durante uma hora As provas acontecem todos os meses na Hípica e somam pontos para o ranking final. O objetivo é cumprir um percurso de 8 a 10 obstáculos, no qual o reconhecimento da pista é feito a pé, em um tempo desconhecido (tempo ideal que é calculado pelos dirigentes, num percurso determinado por eles e divulgado apenas no final das provas). Vence quem não comete faltas durante o percurso e completa a prova no tempo ideal.
Muito atencioso e bem humorado, o jovem faz amizades com facilidade e concorre de igual para igual com seus companheiros. "Neste momento, posso afirmar que ele é incluído na Escola de Equitação sem diferenças ou privilégios", conta a mãe Lisabeth Aleoni Arruda. O preconceito Cláudio tira de letra. "Ele aprendeu a demonstrar que pode SER, mesmo sendo Down, e é muito respeitado, pois se faz respeitar. Sou mãe da geração estimulação precoce e de muitas batalhas para chegar aonde chegamos. Sinto-me honrada por poder mostrar para sociedade que basta acreditar, praticando a inclusão e dando oportunidades para que ela possa de fato acontecer.
"Claudio e sua mãe têm mais motivos para comemoração. É que o jovem cavaleiro completou dois anos de trabalho, em outubro de 2008. Contratado com registro na carteira de trabalho pelo restaurante Applebee's, na unidade do Shopping Morumbi, em São Paulo, trabalha na função de assistente de serviços gerais. Ele mantém uma rotina semelhante aos milhões de trabalhadores brasileiros: acorda cedo para ir ao trabalho e só volta para casa no final do dia. "Eu ralo muito, todo dia, ajudo todas as pessoas da equipe.
"O envolvimento de Cláudio com o hipismo está além da pratica esportiva. "Meu plano é trabalhar com a equoterapia e ajudar crianças com deficiência", diz o atleta.
Se depender de dedicação e experiência com certeza Cláudio realizará o seu objetivo. Antes do restaurante Applebee's ele já trabalhou na loja Golden Horse e nas Paraolimpíadas desportivas, organizadas pela Equoterapia da Sociedade Hípica Paulista. O evento acontece anualmente e além de participar das provas, juntamente com outros atletas com deficiência, Cláudio sempre é convidado para trabalhar como staff - dando apoio às pessoas com necessidades especiais, levando cadeira de rodas, cavalos e acessórios para montaria.
Claudio está saltando 0.80m no ranking da Hípica Paulista e nas provas da Fundamental da FPH. Em 2009, a expectativa é se aperfeiçoar cada vez mais. "Ele ficará na série preliminar para tornar-se mais seguro e firme", diz a mãe.

4 comentários:

  1. Claudio na TV Sentidos

    9 min - 12 abr. 2009
    Parte do programa TV Sentidos, onde o jovem Cláudio Aleoni Arruda nos conta um pouco sobre sua vida, seus sonhos e suas vitórias. www.sentidos.com.br
    www.youtube.com/watch?v=F5QQjPYg_rg -

    ResponderExcluir
  2. Por Fora das Pistas - 14:13Determinação e superação, são os principais atributos de um jovem portador de Síndrome de Down e, campeão nas pistas. Lisabeth Aleoni Arruda. Claudio tem 24 ...
    www.porforadaspistas.com.br/noticias/.../2145_.asp - Em cache - Similares -

    ResponderExcluir
  3. FPH - Federação Paulista de Hipismo16 Ago 2009 ... Claudio Aleoni Arruda, cavaleiro portador de síndrome de down, ... Claudio Aleoni Arruda, 24, fechou o ano de 2008 com uma grande conquista: ...
    www.fph.com.br/noticia.php?id=1612 - Similares -

    Exibir mais resultados de www.fph.com.br

    ResponderExcluir