quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Projeto virtual Igualdade na Diferença






Ajuda ao professor

Projeto virtual Igualdade na Diferença, da editora Scipione trata do processo de educação inclusiva e disponibiliza ferramentas que auxiliam o trabalho do professor

Reportagem: Luciana Oliveira - Linhas&Laudas Comunicação
Inserida em: 21/8/2006

A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Além de integrar os alunos com necessidades especiais no cotidiano escolar, o processo exige a transformação da rede regular de ensino. E isso requer um professor participativo e bem informado.

Diante da carência de fóruns de discussão sobre o tema, a editora Scipione acaba de lançar o projeto virtual igualdade na Diferença, desenvolvido por Lô Galasso, cientista social e doutora em Saúde Pública, em parceria com outros profissionais da área. O projeto parte de livros de literatura infanto-juvenil para orientar pais e educadores no aprimoramento da relação com as crianças e jovens portadores de necessidades especiais."Embora a legislação brasileira determine a inclusão dessas crianças nos ensinos básico e médio comuns, de modo geral, o processo não vem acompanhado da estrutura necessária de apoio ao professor", explica Lô Galasso.Para Sâmia Rios, gerente editorial da Scipione, a inclusão é um processo de aprendizado. "As pessoas estão aprendendo a viver com as diferenças. E isso só se aprende na ação e dentro de um contexto. O nosso projeto tem como objetivo contribuir para a eficácia do processo de inclusão. Por meio dele, queremos fomentar a discussão sobre o tema e possibilitar a troca de experiências que possam elevar a capacitação dos educadores que enfrentam os desafios do dia-a-dia", ressalta Sâmia.O projeto pode ser acessado no endereço: www.scipione.com.br/igualdade. Além de projetos pedagógicos interdisciplinares e depoimentos de professores, no site estão disponíveis os artigos "A inclusão do aluno com deficiência visual: saber requerido", assinado pela Prof.ª Dr.ª em Psicologia Élcie Masini, e "Para ser: a literatura promovendo a inclusão", escrito por Amélia Fernandes Cândido, especialista em literatura infantil.


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